Eleições para os Órgãos Sociais da Associação Académica Lista A

  • Paulo Carvalho

    Paulo Carvalho

  • Cristina Azevedo

    Cristina Azevedo

  • Claudia Pego

    Claudia Pego

  • Andre Maciel

    Andre Maciel

  • Catia Teixeira

    Catia Teixeira

  • Arlete Chaves

    Arlete Chaves

  • António Tavares

    António Tavares

  • Ana Martinho

    Ana Martinho

  • Tony Jackson

    Tony Jackson

  • Tiago Ferreira

    Tiago Ferreira

  • Teresa Pereira

    Teresa Pereira

  • Susana Rodrigues

    Susana Rodrigues

  • Rita Santos

    Rita Santos

  • Pedro Pereira

    Pedro Pereira

  • Patrícia Pinto

    Patrícia Pinto

  • Luís Bibiu

    Luís Bibiu

  • Liliana Pereira

    Liliana Pereira

  • Joaquim Pereira

    Joaquim Pereira

  • Hugo Santos

    Hugo Santos

  • Fernando Santos

    Fernando Santos

  • Fernando Matos

    Fernando Matos

  • Erica Pais

    Erica Pais

  • Elsa Rosado

    Elsa Rosado

  • Dina Firmino

    Dina Firmino

  • Criar o Centro de Estudos da Associação Académica da UAB

  • Proporcionar Vídeo Aulas com docentes convidados na AAUAb.

  • Integração, na PlataformAbERTA, de um espaço AAUAb para comunicação com todos os estudantes.

  • Integração, no Modulo de Ambientação Online, de uma apresentação da AAUAb e toda a organização estrutural da UAb.

  • Encontro anual para estudantes e todos os órgãos da UAb.

  • Nomeação de Delegados Regionais em todas as delegações, CLA e criação de Representantes dos Cursos

  • Atualização dos Estatutos da AAUAb tendo em conta a atual realidade vivida na UAb.

  • Promover a inclusão e a diversidade.

  • Reivindicar a Ação Social Escolar para os estudantes da UAb, para que possam usufruir do acesso às bolsas de estudo da DGES.

  • Promover a participação em feiras de emprego nacionais e internacionais pela valorização da comunidade UAb.

A diferença és tu que a constróis… Seremos os Engenheiros do nosso Futuro…

“Ninguém pode construir uma reputação com base naquilo que ainda vai fazer”. Esta frase de Henry Ford mostra-nos que apenas com muito trabalho, entrega, dedicação e uma equipa sólida é que é possível obter a excelência de um trabalho, de uma intenção ou de um projeto. Entendemos que a AAUAb deve dignificar a UAb e todos os seus estudantes, bem como servir e representar todos aqueles que decidem que o seu futuro passa pela Universidade Aberta. Podemos escolher o caminho de entender que este Modelo Pedagógico Virtual dificulta o trabalho a desenvolver pela AAUAb, pela diversidade cultural, pela diversidade geográfica e etária, mas nós preferimos entender que esta diversidade nos levanta novas oportunidades, que nos enriquece e nos motiva. Precisamos de uma AAUAb empenhada, motivada e dedicada para enfrentar as adversidades, para diminuir as distâncias e para aumentar a proximidade entre os Estudantes e a Universidade e tudo isto não pode, nem deve ser feito sem a tua pessoa, sem a tua opinião e sem o teu compromisso.

Estamos cientes que o mundo mudou, devido a uma terrível pandemia, que nos assolou a todos, que vivemos uma época bastante difícil, e preocupante, mas também vivemos uma época de novos desafios e oportunidades. O Ensino à Distância ganha por isso um especial relevo na conjuntura atual e uma enorme importância no Ensino Superior. Face a estas alterações, entendemos que com tudo isto, a UAb ganha uma nova força e uma nova oportunidade, que terá e deverá ser aproveitada, valorizando-se face a outros estabelecimentos de Ensino Superior menos preparados para esta realidade. É também da responsabilidade da AAUAb, estar ao serviço da nossa comunidade estudantil, no apoio à Reitoria na valorização de todo o seu trabalho. Pretendemos uma UAb forte, dinâmica, inovadora, assente num modelo pedagógico inclusivo e sustentável.

Defenderemos os estudantes, de forma a que estes se sintam acompanhados, motivados e empenhados em todas as etapas do seu percurso pedagógico, monitorizando e estando atentos a situações em que estes se sentem desacompanhados, quase como, em sistema self-learning e não em e-learning.

Iremos procurar conhecer e dar a conhecer boas práticas, existentes na nossa Universidade, ou fora dela, para que sejam algo normal aos olhos da comunidade estudantil, e não algo espontâneo e não habitual.

O nosso projeto tem por base três pilares:

Vida Académica – contribuir para que a experiência de cada estudante seja única, potenciando o seu sucesso e o seu relacionamento com todos aqueles que escolheram a UAb.

Apoio aos Estudantes – A AAUAb deve ser a primeira a receber o Estudante, não permitindo que este se sinta desamparado, num mundo novo e virtual, para tal é necessário criar um processo de humanização da Associação.

Relação com a Universidade – Os Estudantes são o presente da UAb, mas também serão o futuro desta e de todas as Universidades. É fundamental que todos nós tenhamos um papel fulcral no Modelo Pedagógico adotado. Para tal precisamos de uma AAUAb que trabalhe com grande proximidade com os Serviços, Delegações, Departamentos, Conselhos e Reitoria, sempre com o objetivo de promover a UAb e ajudar a atingir os objetivos dos Estudantes.

 

Com o intuito de tornar viáveis e sólidos estes três pilares, desenvolvemos o seguinte programa:

 

– Criação dos seguintes Departamentos:

  1. Ação Social – O departamento de Ação Social terá como objetivo a inclusão dos estudantes na nossa faculdade, bem como, na sociedade que nos rodeia. Teremos um especial foco para as necessidades especiais dos alunos, numa realidade tão especial como aquela que encontramos na UAb. Este é um problema habitual e especialmente sentido pelos estudantes dos 1º anos.
    1. Receção dos estudantes,
    2. Gabinete de apoio ao estudante e acompanhamento das suas necessidades,
    3. Divulgação, promoção das parcerias existentes e outras que venham a ser iniciadas.
  2. Comunicação, Digital e Marketing – O departamento de Comunicação, Digital e Marketing tem como objetivo principal, garantir a proximidade entre a Associação de Estudantes e a Universidade Aberta, garantindo desta forma uma comunicação rápida e direta de todas as informações, eventos ou tomadas de posição. Ter uma imagem forte em todas as plataformas e redes sociais, aumentando desta forma a imagem da AAUAb e da própria UAb. Capacitar e dotar a AAUAb de um site moderno, intuitivo e dinâmico, onde seja fácil encontrar as informações que os estudantes necessitam é apenas mais um projeto a ser levado a cabo, tornando visível toda a atividade da AAUAb, bem como, torná-la transparente, disponibilizando e tornando público a sua gestão e organização, como por exemplo plano de atividades, relatório de contas, etc.
    1. Implementação e monotorização do novo site da AAUAb,
    2. Dotar de nova dinâmica, as redes sociais da associação,
    3. Promover uma nova dinâmica,
    4. Criação de um café central de apoio a toda a comunidade,
    5. Promover o uso da Wiki.
  3. Cultural – Com a diversidade geográfica, cultural e etária, a nossa comunidade estudantil é extremamente rica, em valores culturais, espalhados por todo o mundo. Queremos com a criação deste departamento, dar corpo e espaço a atividade culturais promovidos por atuais e antigos estudantes aliando desta forma a cultura e o lazer, aumentando também desta forma o relacionamento entre esta comunidade que por vezes está tão dispersa.
    1. Eventos digitais com o intuito de dar a conhecer personalidades da nossa comunidade,
    2. Promover a diversidade cultural existente.
  4. Formação e Cooperação – Este departamento procura reforçar a Política Educativa da UAb, em prol dos estudantes, com formações que estão fora do seu percurso curricular. Debates, colóquios e workshops de diversas e diferentes áreas, com o intuito de permitir que estes adquiram novas competências que vão de encontro com as necessidades do mercado de trabalho. Será também este departamento que servirá de elo de ligação às delegações regionais e aos CLA, para que desta forma estes se sintam apoiados e acompanhados no seu trabalho diário, que é de uma importância letal.
    1. Respeitando a autonomia das delegações e dos CLA, pretendemos ser um meio de comunicação de todas as suas iniciativas
    2. Colóquios e workshops de diferentes áreas,
    3. Promover a partilha conhecimentos sobre diversas áreas lecionadas,
    4. Promover as Jornadas temáticas, criando um espaço para os professores poderem partilhar conhecimentos.
  5. Grupos e Tradições Académicas – Este departamento tem por objetivo manter as tradições académicas praticadas pelos estudantes da UAb nos diversos CLAs e Delegações da UAB. Devido à distância física a que nos encontramos, cada local tem tradições próprias. Não queremos alterar as tradições, mas queremos criar uma cultura académica com a qual todos se identifiquem e pela qual sejamos distinguidos. A UAb está representada nos quatro cantos do mundo, no nosso entender será bastante proveitoso haver uma unificação das tradições e cultura académicas. Queremos que estas tradições e cultura chegue a todos, promovendo encontros abertos à participação de todos os estudantes. A UAb é uma universidade diferente, estudamos à distância, pelo que as nossas tradições e cultura académicas têm de se ajustar à nossa realidade.

Sabemos que no seio da comunidade estudantil há pessoas com diversos talentos, será culturalmente enriquecedor criarmos grupos culturais e musicais com a sigla da UAb. Vamos contar convosco para descobrir os talentos e criar os grupos.

  1. Propomos a criação do dia do Estudante da UAb e fazer um grande encontro com alunos e professores;
  2. Iremos criar um manual com o código do traje académico em uso na UAb, assim como as cores de cada curso e outras informações importante para quem queira trajar e cumprir a tradição.

Estas são, em traços gerais, as nossas propostas para grupos e tradições académicas, agora ficamos à espera das vossas!

  1. Relações InternacionaisFace à diversidade geográfica que este tipo de ensino permite, é importante que a distância não seja sentida nos estudantes. Estar em Lisboa, no Porto, Maputo, Luanda, Rio de Janeiro, Vancôver, Londres não pode ser um entrave para os estudantes que tenham determinada necessidade. Queremos ser um parceiro, um “elo de ligação” para aqueles que estão mais longe, para aqueles que mesmo estando longe decidiram que é aqui na UAb, que se querem formar, porque somos diferentes. Então se somos diferentes, vamos também procurar sermos melhores e tornarmo-nos mais próximos e solidários.
    1. Criar um gabinete de apoio logístico ao estudante,
    2. Na pessoa do Presidente da MAG, representar todos os estudantes, junto da UAb.
  2. Gestão e interligação com a Reitoria – Este é um departamento que pela sua importância ficará a cargo do Presidente da Mesa da Assembleia Geral e do Presidente da Direção. O intuito é a Gestão de todo um processo, que pretende ser de toda a comunidade da AAUAb e da UAb. É fundamental que os Regulamentos Internos e os Estatutos sejam revistos, tornando-os democráticos, e consistentes com os princípios e valores que foram a base da criação da AAUAb. Se em 2002 foram dados os primeiros passos para a criação da AAUAb, com o principal objetivo de minorar o isolamento sentido pelos alunos no Ensino à Distância, não podemos aceitar que os estatutos desta associação sejam os primeiros a promover esse mesmo isolamento. Para além disto, é de uma importância atroz, estreitar a relação com a Reitoria, fazendo chegar a esta as dificuldades, necessidades e vontades dos estudantes. Temos de ser uma voz ativa, interventiva e ouvida em todo o processo educativo. Só com um trabalho de proximidade, transparente e dedicado é que tal se torna possível.

 

Entendemos que reunimos um programa sólido, uma equipa dinâmica e capacitativa.

Entendemos que temos a vontade e a audácia, sem estarmos presos a um passado, mas com os olhos postos no futuro.

Um futuro que se quer inclusivo, dinâmico e ambicioso, numa comunidade dedicada e interessada, numa Universidade que quer ser ainda mais Aberta, moderna e reconhecida. Para tal, é necessário o empenho de todos, a dedicação de todos e a vontade e saber de todos.

Porque todos somos UAb, todos somos AAUAb e todos somos Lista A.

Tem outra questão? Fale Connosco Perguntas Frequentes

  • A Lista A tem 2 elementos que não se demitiram da anterior direção, a Ana Paula Martinho, que era a Vice Presidente e agora candidata a Presidente da Mesa da Assembleia Geral, e o Hugo Santos que era Vogal da Direção e agora Suplente da Direção, neste caso para o libertar para o projeto de modernização das plataformas digitais da AAUab.

Tem Alguma dúvida? Fale Connosco

VOTA LISTA A

VOTA LISTA A

Porque todos somos UAb, todos somos AAUAb e todos somos Lista A.